#CinemaNovo #NelsonPereiraDosSantos #VidasSecas #Rio40Graus #ATerceiraMargemdoRio #MemóriasdoCárcere #ALuzdoTom #Política - O Cineasta Brasileiro Nelson Pereira dos Santos morreu aos 89 anos no Rio de Janeiro, após pneumonia. Nelson Pereira dos Santos foi precursor do Cinema Novo e autor dos filmes Rio 40 Graus e Vidas Secas. Era ator, produtor, montador, roteirista , diretor de cinema e professor.Ocupava a sétima cadeira da Associação Brasileira de Letras(ABL) desde 2006. Nasceu em São Paulo em 1928 e formou-se em direito no Rio de Janeiro em 1950. Rio 40 Graus foi lançado em 1955 e retratou a vida das crianças pobres das favelas cariocas. Vidas secas é sua leitura do romance de Graciliano Ramos que retrata a vida dos retirantes nordestinos obrigados a se deslocar para fugir das agruras da seca e foi lançado em 1963.Nelson Pereira dos Santos será velado na Academia Brasileira de Letras.

O Cineasta Brasileiro Nelson Pereira dos Santos morreu aos 89 anos no Rio de Janeiro, após pneumonia. Nelson Pereira dos Santos foi precursor do Cinema Novo e autor dos filmes Rio 40 Graus, Vidas Secas, Memórias do Cárcere, A Terceira Margem do Rio e A Luz do Tom.



Era ator, produtor, montador, roteirista , diretor de cinema e professor.Ocupava a sétima cadeira da Associação Brasileira de Letras(ABL) desde 2006. Nasceu em São Paulo em 1928 e formou-se em direito no Rio de Janeiro em 1950.


foto:Nelson e os colegas do Cinema Novo/Reprodução Internet

Rio 40 Graus foi lançado em 1955 e retratou a vida das crianças pobres das favelas cariocas.




Vidas secas é sua leitura do romance de Graciliano Ramos que retrata a vida dos retirantes nordestinos obrigados a se deslocar para fugir das agruras da seca e foi lançado em 1963.




Memórias do Cárcere é um filme de 1984 baseado no romance póstumo e inacabado de Graciliano Ramos que descreve a situação de restrição de liberdade pessoal motivada pela oposição ao governo Getulio Vargas.



A Terceira Margem do Rio foi lançado em 1994 e se baseia no conto Primeiras Estórias de Guimarães Rosa.


Raízes do Brasil foi apresentado em 2003 e rende homenagens a Sérgio Buarque de Hollanda, escritor de livro homônimo, um dos cânones do Brasil.


Em 2013, seu última longa metragem, A Luz do Tom, uma singela recordação do maestro e compositor Tom Jobim.





Nelson Pereira dos Santos será velado na Academia Brasileira de Letras.


Assista alguns trechos dos principais filmes de Nelson Pereira dos Santos, um realizador marcante e necessário para ajudar a compreender as contradições e as potencialidades brasileiras.

O Filme Rio 40 graus, marco precursor do Cinema Novo brasileiro, está postado na íntegra, pela sua influência e importância.