#CâncerColorretal #Câncer #Oncologia #Medicina #Saúde #SaúdePública #PromoçãodaSaúde #ComunicaçãoemSaúde #EducaçãoemSaúde #Jornalismo -No dia 23 de abril de 2024, uma das notícias mais lidas no mundo foi divulgada pelo portal BBC que alerta para o aumento assustador de casos de câncer colorretal em pessoas abaixo dos 50 anos. As possíveis causas deste fenômeno: Obesidade, Sedentarismo, Estresse, Ansiedade, Depressão, Alimentos Ultraprocessados e mais Diagnósticos que anteriormente não eram sequer feitos. Os especialistas sugerem realização em todas as pessoas acima de 40 anos do exame Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes. Se este vier alterado, uma colonoscopia deve ser realizado. Acima dos 50 anos, todos devem realizar uma colonoscopia a cada 2 anos, se não houver antecedentes familiares e ou alterações na primeira colonoscopia de controle. Dieta Saudavel, Atividade Física, Sono de Qualidade, Não Fumar nem beber Alcool, evitar Estresse e Poluição são fatores protetores que podem evitar o Cãncer.

 No dia 23 de abril de 2024, uma das notícias mais lidas no mundo foi divulgada pelo portal BBC que alerta para o aumento assustador de casos de câncer colorretal em pessoas abaixo dos 50 anos. As possíveis causas deste fenômeno: Obesidade, Sedentarismo, Estresse, Ansiedade, Depressão, Alimentos Ultraprocessados e mais Diagnósticos que anteriormente não eram sequer feitos. Os especialistas sugerem realização em todas as pessoas acima de 40 anos do exame Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes. Se este vier alterado, uma colonoscopia deve ser realizado. Acima dos 50 anos, todos devem realizar uma colonoscopia a cada 2 anos, se não houver antecedentes familiares e ou alterações na primeira colonoscopia de controle. Dieta Saudavel, Atividade Física, Sono de Qualidade, Não Fumar nem beber Alcool, evitar Estresse e Poluição são fatores protetores que podem evitar o Câncer.



foto:Reprodução Internet


No dia 22 de março de 2024, a Princesa de Gales, Kate MIddleton, esposa do Principe William, o primeiro na linha de sucessão do Rei Charles III, chefe de estado do Reino Unido, e que passa por tratamento contra Câncer, anunciou que realizou grande cirurgia abdominal em janeiro, e que biópsia revelou a presença de Câncer. E que faz quimioterapia. Agradeceu a equipe médica que a assiste e as mensagens de apoio que recebeu. A Casa de Windson não divulgou mais detalhes sobre a localização do tumor maligno de Kate e pediu respeito a privacidade da Princesa de Gales. No campo das hipóteses meramente especulativas, existe uma grande chance do tumor maligno descoberto por Kate Middleton ser um Câncer de Pâncreas ou um Câncer Colorretal ou ainda um Carcinoma de Ovário. Os tumores malignos, anteriormente, mais comuns em pessoas acima dos 60 anos, tem se tornado mais freqüentes em pessoas abaixo dos 40 anos.Kate Middleton tem 42 anos,tornou-se a Princesa de Gales em 2011 ao se casar com o Príncipe William e com ele teve três filhos: George, Charlotte e Louis.



fotos:Reprodução Internet




No dia 25 de janeiro de 2024, a filha do apresentador e empresário Roberto Justus, Fabiana Justus de 37 anos, revelou que após se dirigir ao Pronto Socorro por conta de dor lombar e febre, foi diagnosticada com Leucemia Mielóide Aguda e já recebeu o primeiro ciclo de Quimioterapia. Fabiana recebeu o apoio de Preta Gil, em tratamento contra Câncer de Intestino e de seu pai que lutou em 2023, com um câncer de bexiga. O Diagnóstico de Câncer em Pessoas jovens, abaixo de 50 anos, tem se tornado cada vez mais freqüente. Um estilo de vida pouco saudável,  com alimentação industrializada e vida sedentária, parecem ser as causas desse fenômeno.

foto:Reprodução Internet


No dia 23 de março de 2023, pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia apontou aumento de 64% nas internações por câncer colorretal no Brasil nos úlitimos 10 anos. As causas seriam má alimentação, rica em produtos ultraprocessados e  pobre em vitaminas e fibras e sedentarismo, além de obesidade, tabagismo, alcoolismo e estresse.

foto:reprodução internet





 Em Junho de 2022, o Sloan Ketering Cancer Center, de Nova Yorque, publicou pesquisa científica no New England Journal of Medicine, importante periódico médico mundial, que apontou a remissão do Câncer Colorretal em 18 dos 18 pacientes tratados com o anticorpo monoclonal Dostarlimab (Jemperli, marca registrada do laboratório GSK), a cada 3 semanas, por 6 meses. O anúncio feito também no Congresso de Oncologia da Sociedade  Médica dos EUA trouxe esperança de uma verdadeira revolução no tratamento do Câncer em estágios iniciais, com a possibilidade de prescindir de cirurgias, quimio e radioterapias, que, invariavelmente, deixam muitas seqüelas.



fotos:Reprodução Internet


O Dostarlimab, é inibidor da interação dos receptores PD-1 com os ligantes PD-L1 e PD-L2, ou inibidor de Check Point no jargão científico oncológico na língua inglesa, o que potencializa a ação do sistema imunológico do doente na localização, combate e destruição das células cancerosas.

No  Brasil, o Dostarlimab, foi autorizado pela Anvisa, apenas para o tratamento de casos graves de Câncer de Endométrio em  mulheres que não responderam bem a tratamento inicial com Cisplatina.


foto:Reprodução Internet

Mas o Dostarlimab funcionou bem pra pacientes com Instabilidade Microssatelital, uma condição que atinge 10% de todos os pacientes diagnosticados com Câncer Colorretal.


O Ator da Rede Globo, Luís Gustavo, morreu, aos 87 anos, vítima de câncer Colorretal que o acometeu em 2017, em 19 de setembro de 2021. Luís Gustavo teve extensa carreira como ator, e vários papéis marcantes em novelas da Globo, como Beto Rockfeller, Mário Fofoca,Victor Valentin, Juca Pirama, e Vavá do Humorístico Sai de Baixo. Colegas lamentaram a morte do ator, considerado por muitos deles como gentil, educado e bem humorado. São Paulino, Luís Gustavo, deixa mulher, filhos e netos. Seu corpo foi cremado e suas cinzas serão depositadas em sua casa, em Itatiba, Interior de São Paulo.

fotos:Reprodução Internet


O Câncer Colorretal é um dos mais comuns no Brasil e no Mundo. Causado por fatores genéticos e principalmente por estilo de vida pouco saudável caracterizado pela má alimentação, estresse, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, pouco sono. Seu diagnóstico precoce pode ser feito a partir dos 50 anos com colonoscopia. Pessoas com histórico familiar devem fazer a colonoscopia a partir dos 40 anos. O Tratamento geralmente exige cirurgia, radioterapia e quimioterapia.



fotos:Reprodução Internet


Alimentação rica em frutas, legumes e verduras, exercícios físicos regulares, sono adequado, ingestão adequada de água e exames preventivos são fundamentais para a prevenção.

fotos:Reprodução Internet

No dia 28 de agosto de 2020, o ator Chadwick Boseman, famoso internacionalmente por protagonizar Pantera Negra, morreu, aos 43 anos, em Los Angeles, vítima de Câncer de Cólon. Doença relativamente comum, segunda causa de morte nos EUA e terceira no Brasil, o Câncer de Intestino é causado por mutações genéticas, e estilo de vida desregrado com alto consumo de carnes processadas, produtos alimentícios ultraprocessados, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e estresse.A melhor forma de diagnosticar precocemente é a realização de colonoscopia anual a partir dos 50 anos quando não houver fatores de risco ou a partir dos 40 anos quando estes estiverem presentes.Chadwick Boseman lutou por 4 anos contra o Câncer e gravou 10 filmes neste intervalo.


foto:Repodução Internet
foto:Reprodução Internet



No dia mundial de combate ao Câncer, A Organização Mundial de Saúde estimou que haverá aumento de 81% do diagnóstico de casos de câncer até  o ano de 2040 por conta do baixo financiamento para sua prevenção em países pobres e em desenvolvimento.Na média global, o aumento do diagnóstico dos casos de câncer previstos pela OMS é de 60% até 2040. Em 2018, foram diagnosticados cerca de 18 milhões de casos de câncer.Ações simples como prevenção e tratamento do Etilismo, Tabagismo, da infecção pelo HPV e Hepatite C, atividade física regular, dieta saudável garantem a prevenção de cerca de 30 a 50% dos casos de Câncer.


foto:Arquivo GBE


Pesquisadores da Universidade de Cardiff do País de Gales, Reino Unido, publicaram estudo científico na prestigiosa revista Nature Immunology em que afirmam ter deparado acidentalmente com variedade de linfócitos T que reconhecem receptores MR1 das células cancerígenas, abrindo uma vereda promissora para o tratamento de quase todos os cânceres, com um potencial terapêutico ainda maior que a chamada terapia Car-T em que linfócitos dos pacientes com Câncer são extraídos e turbinados em laboratório com engenharia genética para aumentarem sua potência antitumoral.A Pesquisa precisa avançar com testes em humanos para começar a ser oferecida esta nova alternativa de tratamento do Câncer à população.

foto:Reprodução Internet

Um estudo recente liderado pelo Instituto Barcelona para Saúde Global e realizado na Índia mostrou evidências que além do Câncer de Pulmão e de Bixiga e das Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, a Poluição do Ar causa diminuição da Massa Óssea, provocando osteopenia e osteoporose e fraturas decorrentes deste processo.Em janeiro de 2020, cidades do Norte da Itália como Turim, proibiram a circulação de automóveis a diesel e a gasolina, além de motos, a fim de diminuir os altos níveis de poluentes atmosféricos.

foto:Ana Paula Itapema


Estudos da Universidade de Oxford apontaram que a exposição à poluição do ar causa encolhimento da massa de neurônios, provocando prejuízo da memória e quadro clínico semelhante à Demência de Alzheimer.Pesquisas da Universidade Estadual de Ohio nos Estados Unidos da América revelaram que a simples adição de plantas e árvores próximas a fontes de Poluição do Ar pode diminuir o problema em cerca de 27%, sendo aproximadamente de 75% mais barato que outras formas de mitigação.Pesquisas da Universidade McGill do Canadá, publicada em novembro de 2019, provou a associação entre poluição do ar e a ocorrência de tumores cerebrais malignos.Estudo publicado no British Medical Journal em 27 de novembro de 2019, revelou que Poluição do Ar causa agravos à Saúde da População mesmo quando os limites sugeridos pela Organização Mundial de Saúde são cumpridos e isto apenas acontece apenas em 9% dos países do mundo.A Organização Mundial de Saúde(OMS) estima que 9 entre 10 pessoas respirem ar de qualidade ruim no mundo. Cerca de 7 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência da poluição do ar.Das 30 cidades mais poluídas do mundo, 22 estão na Índia.As outras 8 cidades ficam no Paquistão, Bangladesh e China.Osasco, Guarulhos e São Caetano do Sul são as cidades brasileiras mais poluídas.Queima de Combustíveis Fósseis como a emissão de veículos automotores(principalmente a Diesel e Gasolina) e Queimadas são fontes importantes de Poluição do Ar.Na Cidade de São Paulo, 17 mil pessoas morrem todos os anos, por conta da poluição do ar. 

foto:M Pacheco


A Criação de Parques Municipais como o Parque Augusta com Energia Solar e a adoção de modais de transporte  carbono zero como Bicicletas, Pedestrianismo, e veículos elétricos além da utilização de combustíveis mais limpos como etanol podem ajudar a mudar este cenário adverso.