No dia 10 de abril de 2024, em menos de 4 meses, o Brasil ultrapassou a marca de 3 milhões de casos de Dengue, mais de 1256 mortes e outras mais de 1857 em investigação. A Cidade de SP ampliou a vacinação contra a Dengue para adolescentes entre 11 e 14 anos de 11 UBSs em Itaquera e Jaguara para todas as unidades da cidade. São 39 mortes por Dengue na capital paulista. E No Estado de SP, mais de 250 pessoas perderam suas vidas para dengue, entre elas, uma gestante, na cidade litorânea de Itanhaém, que, aos 32 anos, morreu. As equipes médicas conseguiram antecipar o parto da gestante e salvaram o Recém Nascido.Os bairros menos afetados pela Dengue na cidade de São Paulo são Vila Mariana, Moema e Jardim Paulista, todos territórios de classe média alta.A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, tirou férias entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, após assinar nota técnica alertando para a pior epidemia de Dengue na história do Brasil. O Ministério da Saúde argumenta que a mesma foi substituída por outra profissional preparada para a função, mas o fato é que houve desgaste político e de imagem para o Ministério da Saúde e para o governo federal.
fotos:Reprodução Internet
O Estado de SP registrou 221 mortes por Dengue até o momento, 7 de abril de 2024. São 620 mil casos prováveis e 495 óbitos em investigação. A Cidade de SP deflagrou a vacinação contra a Dengue a partir do bairro de Itaquera, um dos mais afetados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes no dia 4 de abril de 2024.
Na Argentina, a epidemia de Dengue explodiu e o preço do repelente chegou a mais de R$ 190 obrigando farmácias e mercados a racionarem o produto, limitando a quantidade de venda por pessoa.