#Molejo #AndersonLeonardo #CâncerdeTestículo #Câncer #Oncologia #Medicina #SaúdePública #SaúdeColetiva #Saúde #SaúdedoHomem #Jornalismo -No dia 26 de abril de 2024, o cantor do Grupo Molejo, sucesso nos anos 90 do século 20, Anderson Leonardo, de 51 anos, morreu em decorrência de complicações de Câncer de Testículo, descoberto em maio de 2023. O Câncer de Testículo é um tumor maligno raro, representando apenas 1 a 2% de todos os cânceres que afetam os homens. Mais comum entre 20 e 40 anos, associado a criptorquidia, condição em que o testículo não migra pra bolsa escrotal, com a redução da espermatogênese e com a história familiar de antecedentes de câncer de testículo. O Diagnóstico pode ser feito pelo próprio paciente, através do auto exame dos testículos, que permite identificar nódulos endurecidos e sentir dor. O Médico Clínico, Urologista ou Oncologista geralmente solicita Usom ou Tomografia Escrotal que identifica os tumores de testículo. O Tratamento permite a cura em 95% dos casos de tumor de testículo, através de Cirurgia, Quimioterapia e Radioterapia. No Brasil, entre 2012 e 2021, cerca de 3.700 homens perderam as vidas pro Câncer de Testículo. O Cantor Anderson Leonardo, que além de vocalista, tocava cavaquinho e era compositor, ficou famoso com músicas como Caçamba, Brincadeira de Criança e Paparico, era do Rio de Janeiro, deixa esposa e quatro filhos.

 No dia 26 de abril de 2024, o cantor do Grupo Molejo, sucesso nos anos 90 do século 20, Anderson Leonardo, de 51 anos, morreu em decorrência de complicações de Câncer de Testículo, descoberto em maio de 2023.

foto:Reprodução Internet

O Câncer de Testículo é um tumor maligno raro, representando apenas 1 a 2% de todos os cânceres que afetam os homens. Mais comum entre 20 e 40 anos, associado a criptorquidia, condição em que o testículo não migra pra bolsa escrotal, com a redução da espermatogênese e com a história familiar de antecedentes de câncer de testículo.



O Diagnóstico pode ser feito pelo próprio paciente, através do auto exame dos testículos, que permite identificar nódulos endurecidos e sentir dor.



O Médico Clínico, Urologista ou Oncologista geralmente solicita Usom ou Tomografia Escrotal que identifica os tumores de testículo.



O Tratamento permite a cura em 95% dos casos de tumor de testículo, através de Cirurgia, Quimioterapia e Radioterapia.



No Brasil, entre 2012 e 2021, cerca de 3.700 homens perderam as vidas pro Câncer de Testículo.


fotos:Reprodução Internet

O Cantor Anderson Leonardo, que além de vocalista, tocava cavaquinho e era compositor, ficou famoso com músicas como Caçamba, Brincadeira de Criança e Paparico, era do Rio de Janeiro, deixa esposa e quatro filhos.