#Pampa #LinfomaNãoHodgkin #Oncologia #Câncer #Nutrição #Saúde #SaúdePública #SaúdeColetiva #SUS #EducaçãoemSaúde #PromoçãodaSaúde #ComunicaçãoemSaúde #Jornalismo - No dia 15 de abril, foi divulgada a notícia de que o campeão olímpico de volei de 1992, André Felippe Ferreira, o Pampa, estaria internado em UTI de Hospital de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, por conta de reação infusional, espécie de alergia, ocorrida durante administração de quimioterapia realizada para tratar Linfoma Não Hodgkin, câncer no sistema linfático, curável na maior parte dos casos. O Atleta de 59 anos, aguarda autorização de seu plano de saúde para remoção em avião UTI para concluir tratamento de complicações pulmonares, em serviço de saúde em São Paulo. O Linfoma é um câncer que origina no Sistema Linfático ao contrário da Leucemia que tem seu ponto de inicio na medula óssea.São diagnosticados cerca de 12 mil casos de Linfomas Não Hodgkin no Brasil a cada ano. Os Linfomas não Hodgkin podem ser causados por mutações em linfócitos T, Linfócitos B ou Células Natural Killer(NK).85% dos casos de Linfomas Não Hodgkin são causados por Mutações dos Linfócitos B, produtores dos Anticorpos que participam do Sistema Único de Saúde(SUS).Os linfomas Não Hodgkin podem ser classificados pela velocidade com que se dissemina:Baixo Grau, Intermediário e Alto Grau. Os sintomas do Linfoma Não Hodgkin são variáveis: perda de peso, cansaço, fraqueza, aumento dos gânglios, manchas no corpo, suores noturnos, febre, tosse, coceira, falta de ar, confusão mental, Os fatores de risco para os Linfomas Não Hodgkin são o sexo masculino, as infecções pelos vírus Epstein Barr, HIV, HTLV e pela bactéria H.Pilori., a presença de alergias e doenças autoimunes e por imunossupressão. O Diagnóstico do Linfoma Não Hodgkin é feito pela biópsia excisional do gânglio linfático e pela biopsia da medula ossea, eventualmente.Exames de Imagem como Tomografia, \Ressonância e Pet Scan podem ser necessários para classificar e realizar o estadiamento. Estudos dos Cromossomos as vezes se fazem necessários. O Tratamento Padrão dos Linfomas Não Hodkgin é a Quimioterapia.A Radioterapia, a Imunoterapia, e o Transplante de Células Tronco podem ser úteis ao tratamento.

 No dia 15 de abril, foi divulgada a notícia de que o campeão olímpico de volei de 1992, André Felippe Ferreira, o Pampa, estaria internado em UTI de Hospital de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, por conta de reação infusional, espécie de alergia, ocorrida durante administração de quimioterapia realizada para tratar Linfoma Não Hodgkin, câncer no sistema linfático, curável na maior parte dos casos. O Atleta de 59 anos, aguarda autorização de seu plano de saúde para remoção em avião UTI para concluir tratamento de complicações pulmonares, em serviço de saúde em São Paulo.Outras personalidades já foram diagnosticadas com Linfomas como o ex jogador de futebol Caio Ribeiro, o ator Reynaldo Gianechini, o ator Edson Celulari.






O Linfoma é um câncer que origina no Sistema Linfático ao contrário da Leucemia que tem seu ponto de inicio na medula óssea.São diagnosticados cerca de 12 mil casos de Linfomas Não Hodgkin no Brasil a cada ano. Os Linfomas não Hodgkin podem ser causados por mutações em linfócitos T, Linfócitos B ou Células Natural Killer(NK).85% dos casos de Linfomas Não Hodgkin são causados por Mutações dos Linfócitos B, produtores dos Anticorpos que participam do Sistema Único de Saúde(SUS).Os linfomas Não Hodgkin podem ser classificados pela velocidade com que se dissemina:Baixo Grau, Intermediário e Alto Grau.






Os sintomas do Linfoma Não Hodgkin são variáveis: perda de peso, cansaço, fraqueza, aumento dos gânglios, manchas no corpo, suores noturnos, febre, tosse, coceira, falta de ar, confusão mental, 

Os fatores de risco para os Linfomas Não Hodgkin são o sexo masculino, as infecções pelos vírus Epstein Barr, HIV, HTLV e pela bactéria H.Pilori., a presença de alergias e doenças autoimunes e por imunossupressão.

fotos:Reprodução Internet

O Diagnóstico do Linfoma Não Hodgkin é feito pela biópsia excisional do gânglio linfático e pela biopsia da medula ossea, eventualmente.Exames de Imagem como Tomografia, \Ressonância e Pet Scan podem ser necessários para classificar e realizar o estadiamento. Estudos dos Cromossomos as vezes se fazem necessários.

O Tratamento Padrão dos Linfomas Não Hodkgin é a Quimioterapia.A Radioterapia, a Imunoterapia, e o Transplante de Células Tronco podem ser úteis ao tratamento.