#Parkinson #Cérebro #Neurologia #Medicina #EnvelhecimentoSaudável #Envelhecimento #Saúde #SaúdePública #PromoçãodaSaúde #EducaçãoemSaúde #ComunicaçãoemSaúde #SUS -17 de abril é o Dia Mundial da Hemofilia, doença rara que afeta 15 mil homens no Brasil.Doença causa Hemorragias Articulares que podem Incapacitar. SUS faz diagnóstico e tratamento. Divulguem!https://grupodobemestaredafelicidade.blogspot.com/2024/04/hemofilia-hematologia-saude.html

 Dia 11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, segunda doença neurodegenerativa mais comum do mundo, atrás apenas da Demência de Alzheimer. Cerca de 3% de toda a população acima de 65 anos deve ter Parkinson no Brasil e no Mundo o que dá 4 milhões de pessoas no mundo e 250 mil pessoas no Brasil. 






Até 2030, O Brasil pode ter 650 mil pessoas com Parkinson, um desafio para a Saúde Pública, Para a Economia, para a Previdência.

11 de abril é a data do aniversário do neurologista James Parkinson, o médico que dá nome a essa doença, causada pela falência da substância negra, região do cérebro responsável pela produção da dopamina, neurotransmissor ligado aos movimentos e ao humor.

Cerca de 10 anos antes do diagnóstico do Parkinson, o paciente e seus amigos e familiares notam algumas alterações: prisão de ventre, depressão, irritabilidade, perda do olfato. Mais à frente surgem rigidez no movimento. lentificação, tremores mesmo no repouso, piora da depressão.

O Diagnóstico pode ser feito por exame clínico e exames de imagem como Ressonância Magnética Craniana Funcional e dosagem da Dopamina. O Tratamento Medicamentoso é feito com Levodopa e Biperideno. Dieta Saudável, Psicoterapia, Atividade Física(Musculação+Pilates+Natação/Hidroginástica) são fundamentais para a Qualidade de Vida.Cirurgia pode ser indicada se lentidão, rigidez e tremores não melhorarem, se paciente tem mais de 5 anos de diagnóstico, se não tiver demência ou depressão grave e se a resposta a levodopa for igual ou maior a 33%.





fotos:Reprodução Internet