LEMBRAR É RESISTIR! PRIMEIRO ATO EM DEFESA DOS PARQUES AMEAÇADOS DE SÃO PAULO, 31/03/14

No dia 31/03/14, houve o PRIMEIRO ATO EM DEFESA DOS PARQUES AMEAÇADOS DE SÃO PAULO, convocado pela Musa do Parque Augusta sem Prédios, Dona Ana Dulce Pitan Maraschin, após a sanção da Lei Municipal 15.941 pelo Prefeito Fernando Haddad no Natal de 2013 e o fechamento do Parque Augusta aos cidadãos e às cidadãs em 29/12/14. Outros três atos em defesa de todas as áreas verdes foram concebidos e divulgados simultaneamente nas redes sociais, aglutinando a maior parte do movimento ambiental de São Paulo.

http://www.movieco.org.br/detalhe_noticia/166/criada_rede_em_defesa_dos_parques_ameacados_de_sao_paulo


                                                foto: Heber Biella

O PRIMEIRO ATO EM DEFESA DOS PARQUES AMEAÇADOS DE SÃO PAULO iniciou-se na Praça Patriarca, em frente ao prédio sede da Prefeitura de São Paulo. Centenas de pessoas oriundas de diversas regiões da cidade se uniram para exigir um basta ao avanço da especulação imobiliária e à omissão do poder público.


1.o Ato em Defesa dos Parques Ameaçados de São Paulo from Joao Baptista Lago on Vimeo.


Os Movimentos em Defesa dos Parques Augusta, Minhocão, da Vila Ema, da Mooca, da Vila Brasilândia, das Árvores da Marginal, da Fonte, do Peruche, da Cantareira, a Juventude Anti Capitalista, O Grupo do Bem Estar e da Felicidade, o Movimento em Defesa da Renegociação da Dívida Pública entre outros coletivos, pessoas e ativistas estiveram presentes e ecoaram sua indignação.
                                           foto: Heber Biella



Uma marcha barulhenta com muita música do DJ Chico Tchello e com palavras de ordem contra a Mercantilização da Vida e a favor do Direito à Cidade percorreu as ruas do centro de São Paulo até a Praça Rosa(Rooosevelt), ao lado da Igreja da Consolação, onde foi realizada mais uma Assembléia do Movimento que defende o Parque Augusta Sem Prédios. Neste encontro histórico memorável, foi criada a Rede Novos Parques SP.  https://www.facebook.com/redenovosparquessp?fref=ts
                             
                                      foto: João Baptista do Lago


O SEGUNDO ATO EM DEFESA DOS PARQUES AMEAÇADOS DE SÃO PAULO aconteceu em 22/04/14, em frente à Câmara Municipal de SP e dialogou com a frente Parlamentar de Sustentabilidade que se comprometeu com a luta pelos parques urbanos de SP.

O TERCEIRO ATO EM DEFESA DOS PARQUES AMEAÇADOS DE SÃO PAULO foi em 13/05/14, no Viaduto do CHá, junto às manifestações dos Professores e Professoras Municipais de SP em greve por melhores salários e condições de trabalho e após o Prefeito Haddad ter se reunido em 09/05/14, com o dono da empreiteira Setin, que quer construir 03 prédios no interior do terreno do Parque Augusta, contrariando a Lei 15.941 sancionada pelo próprio prefeito Haddad. https://www.youtube.com/watch?v=Zw5iMOospWw

O QUARTO ATO EM DEFESA DOS PARQUES AMEAÇADOS DE SÃO PAULO realizou-se na Estação da Luz, em 12/06/14, data do primeiro jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, megaevento, realizado no Brasil e aberto no estádio Arena Corinthians-Itaquerão, na zona leste paulistana.

O Parque Augusta segue fechado, abandonado e ocioso há mais de 335 dias.

A Prefeitura de São Paulo alega falta de recursos.

O Prefeito Haddad, que havia vetado o Parque Chácara do Jockey em janeiro de 2014, realizou articulação com seu proprietário , o Jockey Clube de São Paulo, para viabilizar a área verde. Além disso, Haddad vem implantando faixas exclusivas de ônibus e ciclovias, inaugurando uma saudável e muito desejada virada civilizatória na cidade de São Paulo. Aproximadamente 90% da população paulistana aprova as duas iniciativas.

A Abertura Imediata dos Portões do Parque Augusta pode acontecer no fim de outubro de 2014, em virtude de liminar solicitada pelo Movimento que defende o Parque Augusta sem Prédios e que está em vias de ser apreciada pela Justiça.

Um breve resgate histórico da luta em defesa do Parque Augusta Sem Prédios:

https://www.youtube.com/watch?v=mmAw_FEgPQA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Augusta