Parque dos Búfalos em SP: Um Santuário das Águas Ameaçado Pela Construçã...

O Parque Linear da Pedreira, ou Parque dos Búfalos(recebeu este nome popular em virtude da existência de rebanho destes animais há muito tempo; hoje não há mais búfalos no local, apenas cavalos, vacas e bois podem ser vistos) é uma magnifica área verde localizada ás margens da poluída represa Billings, ao lado da comunidade do Jardim Apurá, Pedreira, zona sul de São Paulo.


                                                           foto: Heber Biella

A área permaneceu intacta, durante todos estes anos, resistindo inclusive à ocupação de movimentos locais de moradia, que sempre viram no Parque dos Búfalos um importante espaço de lazer e de preservação ambiental. O local possui mais de 11 nascentes de água, Matas Ciliares típicas da Mata Atlântica, e significativa fauna.

Havia um decreto de utilidade pública que indicava o interesse do município de São Paulo na conversão da área em parque municipal, que foi revogado no final de 2013, pelo prefeito Fernando Haddad. A prefeitura de São Paulo tenciona construir prédios enquadrados como habitação de interesse social(HIS).O Movimento que defende o Parque dos Búfalos sem Prédios já mapeou e indicou várias outras áreas livres e compatíveis que poderiam receber o projeto de construção de habitação popular.

A População do Jardim Apurá e adjacências são frontalmente contrárias à construção dos prédios, assim como os organismos de preservação ambiental, uma vez que se o intento da prefeitura de SP for concretizado haverá definitivo prejuízo à Represa Billings, um importante manancial produtor de água para consumo humano futuramente,levando-se em consideração a atual gravíssima crise hídrica, causada pela incompetência e omissão da SABESP(que é empresa de capital misto e que vende ações na bolsa de Valores de SP e de Nova Yorque e que distribui lucros aos seus acionistas) e do Governo do Estado de  SP(que não investiram na construção de mais reservatórios como o de São Lourenço, Vale do Ribeira,por exemplo), pelo desmatamento da Floresta  Amazônica(responsável pelo fenômeno dos chamados "rios voadores", massa de vapor de água evaporada pela floresta tropical, empurrada para o Sudeste pelo Corredor das Cordilheiras dos Andes e fonte de precipitação sobre o Sudeste brasileiro) e pela ocupação irregular de áreas de manancial na cidade de São Paulo com a omissão da prefeitura de São Paulo, em várias gestões de partidos diferentes.



A Comissão do Verde e do Meio Ambiente e a Frente Parlamentar de Sustentabilidade da Câmara Muncipal de SP receberam a comunidade do Jardim Apurá e os apoiadores do Parque dos Búfalos sem Prédios(como a Constelação Parque Augusta Sem Prédios e a Rede Novos Parques SP) em várias audiências e realizaram visita ao Parque dos Búfalos em 22/11/14.

                                                    foto: |Heber Biella

                                                        foto: Daiani Mistieri

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo também acolheu a comunidade defensora do Parque dos Búfalos sem Prédios e promoverá audiência pública sobre a questão do Parque dos Búfalos em 13/11/14, às 19 hs. no auditório Teotônio Vilela.