GRUPO DO BEM ESTAR E DA FELICIDADE -
Pessoas que se Encontram para colocar a ARTE Emancipatória, a CIÊNCIA HUMANISTA(com ênfase na Educação Popular), a ESPIRITUALIDADE ecumênica não doutrinária inserida na Cultura de PAZ e de Não Violência e a CIDADANIA Ampliada a serviço do BEM ESTAR e da FELICIDADE.
No dia 21 de fevereiro de 2015, a Equipe Xô Nuclear da Coalizão Por Um Brasil Livre de Usinas Nucleares realizou mais uma Coleta de Assinaturas para Proposta de Emenda Constitucional por Iniciativa Popular para impedir a construção e operação de novas usinas nucleares no Brasil e desativar as já existentes.
O veterano Ativista, Chico Whitaker, Ex-vereador de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores, durante a gestão Luíza Erundina, e um dos idealizadores do Fórum Social Mundial e do Xô Nuclear, ao final do alegre trabalho de abordagem popular para esclarecer e granjear mais apoio à Causa do Bem Estar e da Felicidade, deu três importantes e positivas notícias:
– a dos apoios que estão sendo obtidos para que o novo Governador do Distrito Federal cumpra o compromisso que assumiu, no Fórum Temático sobre Energia, em Agosto último, de fazer de Brasília nossa primeira Cidade-Sol (tudo com energia solar), com apoio da Alemanha (com sua cidade-sol de Freiburg);
– a da reunião que se realizará durante o Fórum Social Mundial de 2015 em Túnis, em fim de março, com brasileiros, japoneses e franceses (pelo menos) para discutir a viabilidade (e a organização) de um Fórum Social Temático sobre Energia Nuclear no Japão em 2016.
– a da possível realização de um Seminário Internacional no Brasil sobre os desafios enfrentados e as lições da experiência nos países que foram vitimados por acidentes nucleares.
O Parque Augusta, apesar de sancionado pela Lei 15.941 pelo Prefeito Haddad, continua ameaçado pela construção de prédios pela especulação imobiliária e pela omissão da Prefeitura de SP. http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_A...
Em 04/03/2015, está marcada a reintegração de posse do terreno do Parque Augusta, ocupado desde dia 17/1/15 pelos ativistas defensores do Parque Augusta sem Prédios que oferecem atividades autogestionadas gratuitas à população paulistana, desde então. https://www.facebook.com/parqueaugustaja?fref=ts
https://www.facebook.com/parqueaugusta?fref=ts
No dia 03 de março de 2015 haverá o Festival DESINTEGRAÇÃO de POSSE com múltiplas atividades autogestionadas.
https://www.facebook.com/events/843594649017410
Conheça a História da Luta do Parque Augusta Sem Prédios:
O Artista britânico BANKSY, em 25 de fevereiro de 2015, postou em seu site banksy.co.uk/ e em suas redes sociais mais uma intervenção na Faixa de Gaza, território palestino ocupado por forças de segurança israelenses. Banksy usou os dispositivos das agências de viagens para seduzir turistas de forma irônica e mordaz.
Algumas frases do vídeo:
– “Bem distante das rotas turísticas (chega-se até lá através de uma rede de túneis ilegais).”– “Os locais gostam tanto que nunca vão embora (porque são impedidos de sair).”
– “Situado numa localização exclusiva (rodeado por um muro em três lados e por uma linha de navios armados no outro)”.
– “Vigiado por vizinhos amistosos (em 2014, a Operação Margem Protetora destruiu 18.000 moradias).”
–“Há oportunidades de desenvolvimento por todo lado (desde o bombardeio não se autoriza a entrada de cimento em Gaza).”
– “Amplas possibilidades de remodelação.”
Fotos: Banksy:
"Se lavarmos as mãos num conflito entre poderosos e fracos, então teremos decidido pelos poderosos.Não teremos sido neutros." Banksy
Quem é Banksy?
Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.O trabalho de Banksy nasceu da cena alternativa de Bristol, e envolveu colaborações com outros artistas e músicos. De acordo com o designer gráfico e autor Tristan Manco, Banksy nasceu em 1974 em Bristol (Inglaterra), onde também foi criado. Filho de um técnico de fotocopiadora, começou como açougueiro mas se envolveu com graffiti durante o grande boom de aerosol em Bristol no fim da década de 1980. Observadores notaram que seu estilo é muito similar à Blek le Rat, que começou a trabalhar com estênceis em 1981 em Paris, e à campanha de graffiti feita pela banda anarco-punk Crass no sistema de tubulação de Londres no fim da década de 70.Conhecido pelo seu desprezo pelo governo que rotula graffiti como vandalismo, Banksi expõe sua arte em locais públicos como paredes e ruas, e chega a usar objetos para expô-las. Banksi não vende seus trabalhos diretamente, no entanto, sabe-se que leiloeiros de arte tentaram vender alguns de seus graffitis nos locais em que foram feitos e deixaram o problema de como remover o desenho nas mãos dos compradores. O primeiro filme de Banksy, ‘Exit Through the Gift Shop’, teve sua estreia no Festival de Filmes de Sundance. Foi oficialmente lançado no Reino Unido no dia 5 de março de 2010.O filme, que apresenta a transformação de um documentarista francês chamado Thierry Guetta em um fenômeno da arte urbana, Mr. Brainwash, foi apontado como uma fraude pela mídia internacional. Ainda assim, o filme foi aclamado por suas inovações na forma, e por trazer flagras de diversos artistas do graffiti fazendo suas obras, entre eles o próprio Banksy e o francês Invader.
Assista Exit Through de Gift Shop/doc de Banksy
As obras de Banksy são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica;
No dia 8 de março de 2015, domingo, o Grupo do Bem Estar e da Felicidade estará no Solo Sagrado de Guarapiranga numa confraternização no dia Internacional da Mulher. Como sempre em nossos encontros teremos momentos de atividade física, roda de conversa mediada por Daniel Aymoré Ferreira e pela primeira
vez Tai Chi Pai Lin com Lenny Blue Oliveira. Também estará presente a nutricionista Alice Ramos de Oliveira. E como não pode faltar teremos um piquinique saudável compartilhado.
O ponto de encontro será ás 9:30 no Terminal Bandeira no ponto do ônibus 6913-10 Terminal Capelinha. No terminal Capelinha tomaremos o ônibus Messianica que nos levará até o Solo Sagrado.
Venham conosco. Aguardem que daremos mais informações!
No dia 25 de fevereiro de 2015, o Movimento Parque Augusta Sem Prédios, deflagrou o início da mobilização pela desapropriação do terreno de 25 mil metros quadrados da área verde, encravada no centro de São Paulo.
A População de São Paulo está sendo convidada pelas redes sociais a trocarem suas fotos dos perfis pelas do slogan da campanha: DESAPROPRIA HADDAD! Dia 04 de março é o dia da reintegração da Posse do terreno do Parque Augusta que está ocupado pelos ativistas desde 17 de janeiro de 2015, através de vigília criativa, com oferta de atividades autogestionadas gratuitas à população de São Paulo.
E COMO SUGESTÕES DE CAPA PARA AS REDES SOCIAIS...
Recentemente o Ministério Público do Estado de SP condicionou a utilização da indenização paga à Prefeitura de SP por bancos internacionais envolvidos no caso do desvio de dinheiro público durante obras da Avenida Águas Espraiadas(atual Roberto Marinho) na Gestão do Ex-Prefeito Paulo Maluf á Viabilização do Cumprimento da Lei 15.941, sancionado pelo Prefeito Haddad no Natal de 2013, como se fosse um presente para a cidade de São Paulo. http://grupodobemestaredafelicidade.blogspot.com.br/2015/02/ministerio-publico-do-estado-de-sp.htm Campanha PRA QUÊ PARQUE? Organismo Parque Augusta(OPA)
Conheça Mais da História de Luta do Movimento Parque Augusta Sem Prédios:
No dia 12 de junho de 2014, dia do primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil(foram gastos bilhões de reais em estádios de futebol superfaturados), o Movimento Parque Augusta Sem Prédios realizou a Copa das Árvores Parque Augustas Sem Prédios:
No dia 21 de maio de 2014, durante o Show de Stanley Jordan na Virada Cultural, no Palco República, o Prefeito Fernando Haddad foi abordado pelo Movimento Parque Augusta Sem Prédios para questionar a reunião com o dono da Construtora Setin, ocorrida de forma secreta, em 09 de maio de 2014, na sede da Prefeitura, com metade do secretariado, e com a população de São Paulo excluída do diálogo.
No dia 14 de Maio de 2014, o Movimento Parque Augusta Sem Prédios Acionou o Ministério Público do Estado de SP, para denunciar a completa Omissão e Negligência da Prefeitura de São Paulo em respeitar a Lei 15.941 sancionada pelo prefeito Ferando Haddad no natal de 2013.
Vale lembrar que no dia 09 de maio de 2014, o Prefeito Haddad reuniu-se com Antônio Setin, que deseja construir prédios no terreno do Parque Augusta, juntamente com a presidente do Conpresp, Nádia Somekh e metade de seu secretariado. A população de SP não participou desta reunião e o conteúdo da mesma foi revelado...Veja:
Em Novembro de 2013, houve a Inauguração Popular do Parque Augusta Sem Prédios, que aumentou a mobilização popular para que o Prefeito Haddad Sancionasse a lei 15.941 em 24 de dezembro de 2013.
foto: Mário de Andrade-Nasceu a 09 Outubro 1893(São Paulo, Brasil) Morreu a 25 Fevereiro 1945( São Paulo, Brasil); Mário Raul de Morais Andrade foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922.Um dos artífices da Semana de Arte Moderna de 1922, com Anitta Malfati ,Oswald de Andrade eTarsila do Amaral. No Final de sua vida, tornou-se formulador de políticas públicas artístico-culturais./extraída de www.escritas.org Quando eu morrer quero ficar Quando eu morrer quero ficar, Não contem aos meus AMIGOS, Sepultado em minha cidade, Saudade.
foto:Mário de Andrade/Reprodução Internet Meus pés enterrem em SAPOPEMBA E NO CAPÃO REDONDO , Na BARRA FUNDA deixem meu sexo, No RIO PEQUENO a cabeça Esqueçam.
Foto: Projeto Periferia Ativa, mantido pelo Grupo de RAP Negredo, na Favela Adoasto de Godóy na Av. Sabin, Capão Redondo/Felipe Lafé
Foto: Avenida Sapopemba, a maior avenida do Mundo, com 45 quilômetros./Google
foto: Roda do Amor do Rio Pequeno,Praça Wilson Moreira da Costa/Alice Ramos de Oliveira, 21/06/2012
foto: Espetáculo BARAFONDA, encenado pela Cia São Jorge de Variedades, pelas ruas do bairro da Barra Funda, junho de 2012/ALexandre D'Angeli No PARQUE AUGUSTA SEM PRÉDIOS afundem O meu coração paulistano: Um coração vivo e um defunto Bem juntos.Pertinho do RIO SARACURA.
Foto:Oficina de Suco Vivo do Grupo do Bem Estar e da Felicidade durante Inauguração Popular Parque Augusta, novembro de 2013. O Parque Augusta está ameaçado pela construção de 03 prédios, apesar da sanção da lei 15.941 pelo Prefeito HADDAD./Facebook:Parque Augusta
Foto do Rio Saracura, em 1728...Quilombos eram comuns nesta região...Saracura pode significar " o que alaga, o que corre muito rápido.. O Rio Saracura está canalizado atualmente sob a Avenida 9 de julho em São Paulo, em decisão tomada pelo ex-prefeito Prestes Maia/São Paulo Antiga
Escondam na FAVELA DO MOINHO o ouvido Direito, o esquerdo no JARDIM PANTANAL, Não Quero saber de WhatsApp, Facebook ou vida alheia, Sereia.
Foto: Manifestação da Comunidade da Favela do Moinho na Prefeitura de SP, ameaçada de remoção pela própria Prefeitura de SP, apesar das promessas de regularização do Prefeito HADDAD e pelo governo do Estado de SP, que tenciona construir uma estação de trens da CPTM no local./Facebook Moinho Vivo
Foto: Jardim Pantanal, bairro da zona leste de SP, que ocupa as margens do Rio Tietê. Em Períodos chuvosos, o rio Tietê Transborda e alaga o Jardim Pantanal./notasdesãomiguel.blogpot.com O nariz guardem no rio CAPIVARI em PARELHEIROS, A língua no PARQUE DOS BÚFALOS SEM PRÉDIOS Para cantar a liberdade. Saudade...
foto: àrea de proteção ambiental(APA) Capivari-Monos, em Parelheiros, zona sul de SP. Considerada um santuário abriga o único rio limpo da cidade, o Capivari, e em seu entorno, um cinturão de agricultura orgânica/Leo Malagoli
foto: Parque dos Búfalos, no Jardim Apurá, com 15 nascentes da Represa Billings, ameaçado pela construção de 3.900 apartamentos do Residencial Spana, projeto de moradia popular financiado pelo governo Federal, governo do estado de SP e prefeitura de SP, durante a maior crise hídrica da região Sudeste./Facebook Parque dos Búfalos
Os olhos lá na ALDEIA GUARANI DO PICO DO JARAGUÁ(demarcada), Assistirão ao que há de vir, O joelho direito na VALE DO ANHANGABAÚ sem Gentrificação,
o esquerdo nas esquinas populares da SANTA CECÍLIA e da VILA BUARQUE(bloco das Emílias e dos Viscondes da Biblioteca Monteiro Lobato).
Saudade...
Foto: OcupaOpico, manifestação do Grupo do Bem Estar e da Felicidade, em 15/06/2013, em repúdio ao PL 219 que privatiza os Parques Estaduais de SP,entre eles o Pico do Jaraguá, proposto pelo governador Geraldo Alckmin. O Povo Guarani espera há décadas a demarcação de suas terras e para tanto depende do Ministro José Eduardo Cardozo.No Pico do Jaraguá, existem duas aldeias Guarani, em condições inadequadas de vida.
Foto: Parque Anhangabaú em 1915.Na gestão do prefeito Raymundo da Silva Duprat (1911 a 1914), o urbanista e paisagista francês J. A. Bouvard foi contratado com a finalidade de projetar a construção de parques e praças que embelezassem a cidade. Seu trabalho, que ficou conhecido como Plano Bouvard, resultou na implantação de dois grandes jardins públicos, um no Vale do Anhangabaú e outro na Várzea do Carmo (este, posteriormente denominado Parque D. Pedro), bem como na construção do belvedere do Trianon, na Av. Paulista (no local onde hoje ergue-se o edifício do MASP) e da praça Buenos Aires, em Higienópolis.O Rio Anhangabaú, canalizado, é formado pela confluência dos rios Itororó(sob a avenida 23 de maio), Bixiga(sob as ruas da Bela Vista/Bixiga) e Saracura(soba a Avenida 9 de julho). Em 2013,2014 e 2015, a Prefeitura de SP(Gestão Fernando Haddad), estimulada por plano doado pelo Banco Itaú, estudou implantar requalificação do Vale do Anhangabaú por R$ 200 milhões, sem adequada consulta popular.
Foto: Bloco Carnavalesco FIlhos da Santa, Largo Santa Cecília, Carnaval de rua 2014, SP/Filhos da Santa
Vídeo: Oficina de Alimentação Viva do Grupo do Bem Estar e da Felicidade, na Praça Monteiro Lobato, que abriga a Biblioteca Monteiro Lobato, na Vila Buarque, em 18/11/2013. Houve a defesa da implantação do Parque Augusta sem Prédios,do Parque Minhocão e da Praça da Paixão do Teatro Oficina/vídeo Tati Nakashima As mãos atirem nas rodas musicais da verde BRASILÂNDIA, Que desvivam como viveram, Os Pulmões polvilhem na SANTA IFIGÊNIA/Haiti/Nigéria/Peru e no BOM RETIROtranscultural. Mas o Fígado, quero o Fígado espalhado nas Represas Billings e Guarapiranga. A BICICLETA doem a qualquer SER HUMANO , e gotejem as minhas coxas, pescoço e braços nos abraços da Bela Vista dos teatros e da Liberdade dosMangás/Chás/TaiChis.
foto: Parque Brasilândia/zona norte de SP/Facebook Parque Brasilândia
Foto: Movimento Parque Augusta sem Prédios na Festa do Ano Novo Chinês, Praça da Liberdade, 21/02/15/Laura Miranda
Foto: Bairro de Santa Ifigênia, em homenagem a Santa negra Católica que tem uma das igrejas mais antigas de SP. A rua Santa Ifigênia concentra o comércio popular de eletroeletrônicos de SP. E vem ganhando muitos moradores estrangeiros como peruanos, bolivianos, haitianos, nigerianos, formando um grande caldo cultural../Monalisa Lins/Agência Estado
foto: Rua José Paulino, coração do bairro do Bom Retiro, tradicional pólo comercial têxtil de SP, anteriormente conhecido como o bairro judeu de SP, atualmente apresenta um multiculturalismo exuberante, expresso pela presença da população judia, coreana, peruana, boliviana e africana em suas esquinas e praças./Guia Comercial do Bom Retiro
Foto: Represa Guarapiranga, zona sul de SP,marcada por ocupações irregulares negligenciadas pela Prefeitura de SP/Movimento Conviva
Foto: Festa de Nossa Sra de Achiropita no Bixiga/Bela Vista, bairro boêmio tradicional com forte influência da imigração italiana./Natália Russo/Agência Estado Que o espírito será de... ? aDeus. poema original de Mário de Andrade livre adaptação: Daniel Aymoré Ferreira(DAF)