BANKSY: "Neste Ano(2015) descubra outro Destino: Faixa de GAZA."

O Artista britânico BANKSY, em 25 de fevereiro de 2015, postou em seu site banksy.co.uk/  e em suas redes sociais mais uma intervenção na Faixa de Gaza, território palestino ocupado por forças de segurança israelenses. Banksy usou os dispositivos das agências de viagens para seduzir turistas de forma irônica e mordaz.



Algumas frases do vídeo:


– “Bem distante das rotas turísticas (chega-se até lá através de uma rede de túneis ilegais).”– “Os locais gostam tanto que nunca vão embora (porque são impedidos de sair).”
– “Situado numa localização exclusiva (rodeado por um muro em três lados e por uma linha de navios armados no outro)”.
– “Vigiado por vizinhos amistosos (em 2014, a Operação Margem Protetora destruiu 18.000 moradias).”
–“Há oportunidades de desenvolvimento por todo lado (desde o bombardeio não se autoriza a entrada de cimento em Gaza).”
– “Amplas possibilidades de remodelação.”
Fotos: Banksy:





"Se lavarmos as mãos num conflito entre poderosos e fracos, então teremos decidido pelos poderosos.Não teremos sido neutros." Banksy


Quem é Banksy?

Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.O trabalho de Banksy nasceu da cena alternativa de Bristol, e envolveu colaborações com outros artistas e músicos. De acordo com o designer gráfico e autor Tristan Manco, Banksy nasceu em 1974 em Bristol (Inglaterra), onde também foi criado. Filho de um técnico de fotocopiadora, começou como açougueiro mas se envolveu com graffiti durante o grande boom de aerosol em Bristol no fim da década de 1980. Observadores notaram que seu estilo é muito similar à Blek le Rat, que começou a trabalhar com estênceis em 1981 em Paris, e à campanha de graffiti feita pela banda anarco-punk Crass no sistema de tubulação de Londres no fim da década de 70.Conhecido pelo seu desprezo pelo governo que rotula graffiti como vandalismo, Banksi expõe sua arte em locais públicos como paredes e ruas, e chega a usar objetos para expô-las. Banksi não vende seus trabalhos diretamente, no entanto, sabe-se que leiloeiros de arte tentaram vender alguns de seus graffitis nos locais em que foram feitos e deixaram o problema de como remover o desenho nas mãos dos compradores. O primeiro filme de Banksy, ‘Exit Through the Gift Shop’, teve sua estreia no Festival de Filmes de Sundance. Foi oficialmente lançado no Reino Unido no dia 5 de março de 2010.O filme, que apresenta a transformação de um documentarista francês chamado Thierry Guetta em um fenômeno da arte urbana, Mr. Brainwash, foi apontado como uma fraude pela mídia internacional. Ainda assim, o filme foi aclamado por suas inovações na forma, e por trazer flagras de diversos artistas do graffiti fazendo suas obras, entre eles o próprio Banksy e o francês Invader.

Assista Exit Through de Gift Shop/doc de Banksy


As obras de Banksy são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica;