O Fotógrafo Brasileiro Sebastião Salgado, natural de Aymorés-Minas Gerais, é artista visual internacionalmente reconhecido e um preservacionista ambiental.
foto: Sebastião Salgado/divulgação
Sebastião Salgado foi entrevistado no início de 2014, logo após o Parque Augusta, símbolo do Direito à Cidade, ser fechado pelas empreiteiras Cyrela e Setin, com a omissão da Prefeitura de SP. Sebastião Salgado defende o Parque Augusta Sem Prédios Já!O Prefeito de SP, Fernando HADDAD havia sancionado a Lei Municipal 15.941 no Natal de 2013, criando grande euforia e expectativa pela viabilização do Parque Augusta Sem Prédios. Diante da Hesitação da Prefeitura de SP, as empreiteiras conseguiram a liberação, pelo CONPRESP(órgão Municipal de SP que deveria proteger o Patrimônio Natural, Histórico e Arquitetônico de SP), da construção de 3 prédios no interior do terreno do Parque Augusta, encravado no centro de SP.Ativistas ocupam o terreno que deve ter Cerimônia de Permanência de Abertura dos Portões do Parque Augusta sem Prédios em 04 de março de 2015.
Ouçam as sábias palavras de Sebastião Salgado:
"Parques são muito importantes, devem ser preservados e criados parques novos em áreas que foram hiperurbanizadas. Uma cidade como essa chega ao nível da desumanização profunda, Áreas verdes têm que voltar, têm que voltar no campo, refazer as florestas. Temos que construir outro planeta porque este que estamos vivendo não é mais possível. As pessoas têm que ter consciência mais em direção à natureza porque essa em que estamos vivendo agora não é mais possível".Sebastião Salgado
Assista A Aula Magna proferida por Sebastião Salgado em março de 2014 para alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
Conheça a História da Luta do Movimento Parque Augusta sem Prédios: