A Região Sudeste do Brasil vive sua pior crise Hídrica. O Estado de SP está em situação mais crítica que Rio de Janeiro,Minas Gerais e Espírito Santo.
Foto: Sistema Cantareira, novembro de 2014/crédito:Moacir Lopes Jr/metrojornal
O Governador Geraldo Alckmin, em 2014, durante sua campanha à reeleição,negara a possibilidade de racionamento em 2015. Há 2 semanas, o diretor metropolitano da SABESP(empresa de economia mista com ações vendidas nas bolsas de valores de SP e NY cujo principal acionista é o governo do estado de SP), Paulo Massato, divulgou aos meios de comunicação a possibilidade de racionamento 5 dias sem água e 2 dias com água. O Mesmo Paulo Massato, em outubro de 2014, disse em reunião fechada da diretoria da SABESP, que "era melhor que a população paulistana fosse embora da cidade, pois a água havia acabado".
foto: Geraldo Alckmin, governador do estado de SP/ Paulo Massato diretor metropolitano da SABESP/ SpressoSP.com
Assista o vídeo e escute o áudio desta revelação que caracteriza crime de responsabilidade do governador Geraldo Alckmin,abrindo caminho para um pedido de impeachment pela Assembléia Legislativa do Estado de SP:
O Sistema Cantareira, principal manancial da cidade de SP, após aumento das chuvas ocorridas no mês de fevereiro de 2015, estava com 6,4% de sua capacidade em 11/02/2015.O racionamento não foi adotado oficialmente pelo governo do estado de SP, ao contrário do que exigem ativistas da Aliança pela Àgua. Na prática, já falta água na Cidade de SP, desde junho de 2014.
foto:Podemos Mais
Cerca de 200 manifestantes compareceram ao ato, reprimido violentamente pela tropa de choque da PM logo que a passeata pacífica iria tomar a Avenida Paulista. Os ativistas foram confinados pelos militares por duas horas, até que uma liderança fosse qualificada para definir o trajeto de comum acordo com o aparato estatal de segurança. Duas pessoas foram detidas, conduzidas ao 78 Distrito Policial e depois liberadas.
Vídeos Heber Biella:
Reportagem Antropofágica: DAF
CISTERNA= (do latim cisterna) ou algibe é um reservatório de águas pluviais, podendo também ser abastecida com o degelo de neve.
Os seus benefícios são o aproveitamento da água assim obtida não apenas para o consumo (alimentação, limpeza), como também para airrigação.
fotos: Heber Biella
O Movimento Cisterna Já é uma iniciativa independente de cidadãos preocupados em aumentar a resiliência urbana diante da crise da água. Como as soluções centralizadas serão incapazes de atender toda a população no provável cenário de emergência que ocorrerá devido ao desabastecimento, essa página tem o objetivo de promover a capacitação para a captação e aproveitamento de água de chuva.
foto: Martha Slivak
foto: Heber Biella
A Passeata parou em frente ao Parque Augusta, ocupado por ativistas há 2 semanas, em protesto contra a construção de prédios em seu interior e contra a omissão da Prefeitura de São Paulo, que havia acenado com a implantação de um parque 100% verde, quando da sanção da Lei 15.941 pelo Prefeito Fernando Haddad, no Natal de 2013.
foto: Heber Biella
fotos; Grima Grimaldi
O Terceiro Ato Sem Água SP Vai Parar atraiu a atenção da mídia internacional:
http://www.9news.com/video/4048165518001/1/Protest-against-water-policies-as-drought-grips-Brazil
Conheça mais sobre a Causa do Parque Augusta:
Em 09/05/2014, O Prefeito HADDAD se reuniu com o dono da Construtora SETIN que deseja construir prédios no interior do Parque Augusta que resiste ao avanço da especulação Imobiliária há 40 anos.
Ativistas do Parque dos Búfalos sem Prédios marcaram presença. O Parque dos Búfalos, com mais de 15 nascentes da Represa Billings, está ameaçado pela construção de 3.900 apartamentos em projeto financiado pelos governos federal, estadual e municipal.
foto:Podemos Mais
Conheça Mais sobre a Causa do Parque dos Búfalos:
O Ato terminou pacificamente na Praça (ROSA) Roosevelt.