No dia 03 de julho de 2019 o Ministério da Educação anunciou um projeto piloto para o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) em que haverá progressiva digitalização da avaliação a partir de 2020 que deverá ser concluída em 2026.Segundo presidente do INEP Alexandre Lopes a empresa contratada a partir de 2020 para realizar o ENEM deverá ser responsável pela digitalização da prova.Os objetivos seriam o de diminuir os elevados custos de impressão e ampliar o alcance da aplicação e facilitar a logística.O custo do ENEM digital para 50 mil alunos em 2020 será de cerca de R$ 20 milhões, uma média de R$ 400 por aluno, mais caro que os atuais R$ 100 por aluno gastos para viabilizar o ENEM de papel para 5 milhões de inscritos.O MEC afirmou também que a mudança propiciará implementação da avaliação dos itinerários formativos previstos na Reforma do Ensino Médio, a partir de 2021.A digitalização do ENEM permitirá também a utilização de vídeos, infográficos e games. Outros países como EUA e Índia já utilizam provas e avaliações digitais massivas.Os críticos da medida apontam para a baixa inclusão digital da população brasileira e para a não resolução de temas mais prioritários como a indicação precisa do conteúdo do ENEM após a Reforma do Ensino Médio e o estabelecimento da nova Base Nacional Comum Curricular.
foto:reprodução Internet
No dia 24 de janeiro de 2019 foi divulgada a lista de aprovados e aprovadas da FUVEST em primeira Chamada.
foto:Reprodução Internet
No dia 22 de janeiro de 2019 iniciou-se o processo do Sistema de Seleção Unificada do ENEM 2018/19 que recebeu muitas críticas dos candidatos em virtude da irregularidade do sistema informático.
A Segunda Fase da Fuvest 2019 começa em 06 de janeiro de 2018 com 10 questões de Português e a Prova da Redação. Os portões abrem às 12:30 e se fecham às 13 horas. A avaliação tem duração de 4 hs.. No dia 07 de janeiro de 2018 há a prova de conhecimentos específicos no mesmo horário e com a mesma duração.
Documento de Identidade com foto e caneta azul são itens obrigatórios.
foto:Reprodução INternet
O Segundo dia de Provas do ENEM 2018 acontecerá em 11 de novembro de 2018 com questões de Matemática e ciências da Natureza como Física, Química e Biologia.Em Matemática, é importante revisar os tópicos que mais caem na História do ENEM: Sistema Numérico, Mínimo Múltiplo Comum(MMC), Máximo Divisor Comum(MDC), transformações de unidades de medida, razão e proporção, matemática financeira(juros simples, juro composto e porcentagem), estatística(moda, mediana e Média), funções(principalmente as de primeiro e segundo grau), sequências(Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Sequência de Fibonacci), Geometria Plana(semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras, trigonometria, áreas de figuras planas), geometria espacial área e volume de prismas, pirâmides, cone, cilindro, cubo e esfera).
foto:Reprodução Internet
O Primeiro dia de prova do ENEM 2018 ocorrido em 04 de novembro de 2018 teve o menor índice de abstenção da história. Apenas 24,9% não compareceram.71 pessoas foram eliminadas por tentativas de fraude.Poucos se atrasaram, diante dos avisos sobre a coincidência do início do horário de verão e da possibilidade de exposição à ridicularização na internet e redes sociais.Iniciativas de solidariedade aos candidatxs do ENEM 2018 foram registradas em todo o Brasil, como carona, distribuição de canetas e abraços.O Tema da Redação foi a Manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados na Internet.Machismo, Racismo, Cultura LGBT, Feminismo, Ditadura Militar e o incêndio do Museu Nacional foram citados nas questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
foto:Reprodução Internet
O ENEM 2018 tem 5,5 milhões de inscrições para sua primeira fase que acontece nos dias 04 e 11 de novembro de 2018.
foto:Reprodução Internet
No dia 22 de outubro de 2018 o INEP vai liberar o acesso ao cartão de confirmação para o ENEM 2018 .
foto:Reprodução Internet
O Cartão de confirmação traz informações como o local da prova, com endereço e número da sala em que os candidatos realizarão a avaliação.O Acesso ao Cartão de Confirmação só pode ser feito pela internet em:
O INEP disse que os candidatos não precisam obrigatoriamente levar o cartão de confirmação aos locais das provas nos dias 04 e 11 de novembro de 2018.Mas afirmou que é recomendável adotar esta prática para facilitar o acesso aos locais do ENEM 2018.
Os candidatos e candidatas do ENEM 2018 sabem da importância da prova da redação para a conquista de uma vaga em uma universidade de boa qualidade. Por isso, listamos abaixo potenciais temas da prova da redação:
1.Crise dos Refugiados - 69 milhões de pessoas estão deslocadas de seus países de origem em decorrência de guerras, conflitos étnicos, epidemias, criminalidade, fome, desemprego e colapso econômico. A situação dos refugiados venezuelanos pode ser particularmente abordada, com a interiorização de parte deles no Brasil a partir da fronteira de Roraima.A crescente xenofobia e as políticas protecionistas, além da ascenção conservadora e discriminatória são temas correlatos.
3.Mudanças Climáticas - A eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos e a subsequente retirada da maior economia do planeta do Acordo do Clima assinado em Paris em 2015 provocou forte impacto na comunidade internacional porque enfraqueceu o esforço internacional em reduzir as emissões de carbono de forma drástica para evitar o aquecimento global superior a 1,5%;As mudanças climáticas são responsáveis por eventos extremos como enchentes, seca, crise hídrica, doenças associadas a vetores que se proliferam no calor e na umidade, maremotos, tsunamis, furações etc...O Painel Intergovernamental para Controle do Clima(IPCC) afirmou em outubro de 2018 que se a redução das Emissões de Carbono não acontecer de forma intensa(40%) até 2030, as catástrofes irão se agravar.
4.Revolução Digital, Revolução Industrial, Notícias Falsas /Fake News - O Mundo passa por uma revolução alavancada pela tecnologias de informação possibilitadas pela expansão da telefonia inteligente móvel(smartphones) conectados a redes sociais(Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat) e aplicativos de mensagem e de conteúdo(Telegram, WhatsApp);Essa situação muda o eixo do poder da informação de tradicionais emissores como jornais e revistas impressos, redes de rádio e televisão para múltiplas vozes numa polifonia vista como saudável e bemvinda para muitos em virtude de certa democratização da comunicação mas também criticada por vários como fonte de disseminação de notícias falsas, pornografia, crimes, estelionatos, difamações, instabilidade política e econômica.A Eleição de Donald Trump, o Brexit(a saída do Reino Unido da União Européia), o escândalo da Cambridge Analytica(empresa que vendeu dados pessoais do Facebook para serem usados pela campanha eleitoral de Donald Trump nos EUA) e a denúncia de impulsionamento de mensagens de apoio a candidaturas Conservadoras e Liberais como as de Bolsonaro nas Eleições 2018 no Brasil são exemplos do poder da Revolução Digital.Os impactos da digitalização e da informatização da economia como desaparecimento de profissões e surgimento de outras são potenciais temas da redação no ENEM 2018.
foto:Reprodução Internet
No dia 03 de setembro de 2018, foram divulgados os resultados do IDEB 2017, os Indicadores de desenvolvimento da Educação Básica, produzido a cada 2 anos, pelo governo federal.No ensino médio, São Paulo caiu em relação a 2015 e foi ultrapassado por Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará e Rondônia os cinco primeiros colocados.Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, Amapá e Sergipe são os piores estados da federação brasileira na avaliação do ensino médio do IDEB 2017.Na avaliação do ensino fundamental nos anos iniciais (5 ano) São Paulo avançou pouco de 6,3 para 6,5 mas mesmo assim foi ultrapassado Ceará e Goiás e ficou empatado por Minas Gerais.Paraná e Acre ocupam a quarta e a quinta posição nesta escala. Os Mais deficientes estados nesta avaliação são Maranhão, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Sergipe.Em relação aos anos finais do ensino fundamental(9 ano), a escala de avaliação foi liderada por:Goiás, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Acre.Os estados com maior dificuldade nesta etapa são: Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba e Sergipe.Resultados mostram que o Ensino Médio e os anos finais do ensino fundamental apresentam baixo crescimento da avaliação e estagnação.
fotos:Reprodução Internet
No dia 16 de agosto de 2018 estudantes de escolas estaduais paulistas e das escolas técnicas do estado de São Paulo realizaram protesto contra a reforma do ensino médio imposta pelo governo federal sob Michel Temer(PMDB-SP). As principais críticas foram dirigidas a supressão da obrigatoriedade de aulas de sociologia, filosofia e a possibilidade de contratação de docentes com base no notório saber e a falta de investimentos dos governos na infraestrutura das escolas e nas condições de trabalho dos professores e professoras,incluindo salários.O Diálogo e a participação no debate da Base Nacional Comum Curricular também foram exigidos pelos estudantes secundaristas.
foto:Reprodução Internet
No dia 03 de setembro de 2018, foram divulgados os resultados do IDEB 2017, os Indicadores de desenvolvimento da Educação Básica, produzido a cada 2 anos, pelo governo federal.No ensino médio, São Paulo caiu em relação a 2015 e foi ultrapassado por Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará e Rondônia os cinco primeiros colocados.Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, Amapá e Sergipe são os piores estados da federação brasileira na avaliação do ensino médio do IDEB 2017.Na avaliação do ensino fundamental nos anos iniciais (5 ano) São Paulo avançou pouco de 6,3 para 6,5 mas mesmo assim foi ultrapassado Ceará e Goiás e ficou empatado por Minas Gerais.Paraná e Acre ocupam a quarta e a quinta posição nesta escala. Os Mais deficientes estados nesta avaliação são Maranhão, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Sergipe.Em relação aos anos finais do ensino fundamental(9 ano), a escala de avaliação foi liderada por:Goiás, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Acre.Os estados com maior dificuldade nesta etapa são: Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba e Sergipe.Resultados mostram que o Ensino Médio e os anos finais do ensino fundamental apresentam baixo crescimento da avaliação e estagnação.
fotos:Reprodução Internet
No dia 16 de agosto de 2018 estudantes de escolas estaduais paulistas e das escolas técnicas do estado de São Paulo realizaram protesto contra a reforma do ensino médio imposta pelo governo federal sob Michel Temer(PMDB-SP). As principais críticas foram dirigidas a supressão da obrigatoriedade de aulas de sociologia, filosofia e a possibilidade de contratação de docentes com base no notório saber e a falta de investimentos dos governos na infraestrutura das escolas e nas condições de trabalho dos professores e professoras,incluindo salários.O Diálogo e a participação no debate da Base Nacional Comum Curricular também foram exigidos pelos estudantes secundaristas.
foto:Reprodução Internet
Cerca de 6,7 milhões de pessoas estão inscritas para a primeira fase do ENEM 2017, previsto para ocorrer em 05 de novembro de 2017. Os portões dos 12.432 locais de aplicação da avaliação do ensino médio em todo o Brasil serão abertos às 12 hs e fechados às 13 hs. A Prova terá duração de 5 horas e meia e contemplará humanidades, língua portuguesa e redação. No dia 12 de novembro, ocorrerá a avaliação de matemática e biologia, com 4 hs e meia de duração. Os inscritos no ENEM 2017 deverão levar caneta preta transparente, documento de identidade original com foto e cartão de confirmação da inscrição. A Redação deve ser argumentativa com cerca de 30 linhas. Os temas que podem ser abordados pela redação em 2017 incluem o Direito à Cidade e Ocupação do Espaço Público, a Crise de Refugiados, a Crise da Representação Política e da Democracia, A degradação Ambiental com a Crise da Água e o aquecimento global, a Emergência de Epidemias como Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela, o Recrudescimento do Conservadorismo que aumenta a Demanda pela Restrição da Educação e Cultura da Identidade de Gênero e Diversidade Sexual.
foto:Heber Biella
foto:DAF
foto:Reprodução Internet
O ENEM 2016 apresentou abstenções da ordem de 30%, ou 2,6 milhões de candidatos e candidatas a menos que o número de inscritos para as provas de 5 e 6 novembro de 2016. Foi o mais índice de ausência da década.
foto:Reprodução Internet
No dia 19 de outubro de 2016, o Ministério da Educação divulgou lista, através da internet, dos locais de provas do ENEM 2016.Conheça seu cartão de identificação em que estarão dados como local de prova(com endereço completo e número da sala), idioma selecionado, e condições especiais(sabatistas e nome social de transgêneros).Os únicos materiais obrigatórios nos dias 05 e 06 de novembro de 2016,dias das provas do ENEM 2016, são caneta esferográfica preta e documento de identificação com foto. É recomendável, mas não obrigatório levar o cartão de identificação impresso. Portões dos locais de provas serão abertos às 12 hs e fechados às 13 horas.Problemas insolúveis podem ser resolvidos pelo telefone grátis do INEP: 0800 61 61 61 .
http://enem.inep.gov.br/participante/
foto:Reprodução Internet
foto:Heber Biella
foto:DAF
foto:Reprodução Internet
O ENEM 2016 apresentou abstenções da ordem de 30%, ou 2,6 milhões de candidatos e candidatas a menos que o número de inscritos para as provas de 5 e 6 novembro de 2016. Foi o mais índice de ausência da década.
foto:Reprodução Internet
No dia 19 de outubro de 2016, o Ministério da Educação divulgou lista, através da internet, dos locais de provas do ENEM 2016.Conheça seu cartão de identificação em que estarão dados como local de prova(com endereço completo e número da sala), idioma selecionado, e condições especiais(sabatistas e nome social de transgêneros).Os únicos materiais obrigatórios nos dias 05 e 06 de novembro de 2016,dias das provas do ENEM 2016, são caneta esferográfica preta e documento de identificação com foto. É recomendável, mas não obrigatório levar o cartão de identificação impresso. Portões dos locais de provas serão abertos às 12 hs e fechados às 13 horas.Problemas insolúveis podem ser resolvidos pelo telefone grátis do INEP: 0800 61 61 61 .
http://enem.inep.gov.br/participante/
foto:Reprodução Internet
O Ministério da Educação divulgou em 04 de outubro de 2016 estatísticas referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) realizado em 2015 e os resultados ratificam os exibidos pelo Indice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) divulgado em setembro de 2016: 91% das Escolas Públicas Brasileiras ficaram abaixo da média nacional=515,8. Entre as escolas particulares apenas 17% ficaram abaixo da média nacional, revelando grande desigualdade de condições e uma brutal ausência de equidade no contexto da Educação como Política Pública. Ciências Humanas e Redação tiveram aumento de desempenho. Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens tiveram queda na performance dos estudantes. O ENEM é usado por todas as universidades federais como vestibular. A USP(Universidade Estadual de São Paulo) terá 21% de suas vagas acessadas através do ENEM 2016. As escolas públicas melhor posicionadas no ENEM 2015 são da rede federal e as técnicas estaduais e as escolas de aplicação ligadas às faculdades de Pedagogia/Educação e Fundações Municipais. A Escola Estadual melhor colocada ficou na 1700 posição no ENEM 2015.Vale ressaltar que as análises dos resultados do ENEM devem considerar o índice de permanência dos Estudantes durante o ciclo integral do Ensino Médio, o Porte da Instituição Escolar e o Nível SocioEconômico dos Estudantes e de suas Famílias. Educação está em destaque em virtude da Reforma do Ensino Médio do Governo Federal imposta por Medida Provisória com ingredientes polêmicos como a opcionalidade das disciplinas de Filosofia e Sociologia, Artes e Educação Física e a não obrigatoriedade dos diplomas de Pedagogia e afins para a atividade docente, pela CPI da Merenda Escolar que apura desvio de dinheiro público e corrupção no Governo do Estado de São Paulo e a PEC 241 do Governo Federal que limita investimentos públicos em Saúde e Educação pelos próximos 20 anos.
foto:Reprodução Internet
Confira as 20 melhores escolas do Enem 2015
1º - OBJETIVO COLEGIO INTEGRADO (São Paulo/SP)
Média: 751,29
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 41 / Alunos participantes: 41
Média: 751,29
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 41 / Alunos participantes: 41
2º - INSTITUTO DOM BARRETO (Teresina/PI)
Média: 717,82
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 129 / Alunos participantes: 124
Média: 717,82
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 129 / Alunos participantes: 124
3º - FIBONACCI COLÉGIO (Ipatinga/MG)
Média: 714,94
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80% ou mais
Total de alunos: 44 / Alunos participantes: 43
Média: 714,94
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80% ou mais
Total de alunos: 44 / Alunos participantes: 43
4º - VÉRTICE COLÉGIO UNIDADE II (São Paulo/SP)
Média: 710,68
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 75
Média: 710,68
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 75
5º - FARIAS BRITO COLÉGIO PRÉ-VESTIBULAR CENTRAL (Fortaleza/CE)
Média: 708,16
Rede: Privada
NSE*: Alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 95 / Alunos participantes: 90
Média: 708,16
Rede: Privada
NSE*: Alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 95 / Alunos participantes: 90
6º - COLÉGIO IPIRANGA (Petrópolis/RJ)
Média: 706,93
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 44 / Alunos participantes: 41
Média: 706,93
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 44 / Alunos participantes: 41
7º - MOBILE COLÉGIO (São Paulo/SP)
Média: 706,69
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 146 / Alunos participantes: 124
Média: 706,69
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 146 / Alunos participantes: 124
8º - COLÉGIO SANTO ANTONIO (Belo Horizonte/MG)
Média: 706,49
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 256 / Alunos participantes: 251
Média: 706,49
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 256 / Alunos participantes: 251
9º - COLEGUIUM (Belo Horizonte/MG)
Média: 705,38
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 25 / Alunos participantes: 25
Média: 705,38
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 25 / Alunos participantes: 25
10º - COLÉGIO OLIMPO (Brasília/DF)
Média: 704,95
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 73%
Média: 704,95
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 73%
11º - COLÉGIO SANTA MARCELINA (Belo Horizonte/MG)
Média: 701,61
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 55 / Alunos participantes: 55
Média: 701,61
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 55 / Alunos participantes: 55
12º - COLÉGIO MAGNUM AGOSTINIANO - NOVA FLORESTA (Belo Horizonte/MG)
Média: 698,62
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 188 / Alunos participantes: 185
Média: 698,62
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 188 / Alunos participantes: 185
13º - COLÉGIO COGNITIVO (Recife/PE)
Média: 695,68
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 84 / Alunos participantes: 84
Média: 695,68
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 84 / Alunos participantes: 84
14º - COLÉGIO POSITIVO ENSINO MÉDIO - SEDE (Curitiba/PR)
Média: 694,13
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 67 / Alunos participantes: 62
Média: 694,13
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: De 60% a 80%
Total de alunos: 67 / Alunos participantes: 62
15º - COLÉGIO SANTO AGOSTINHO (Belo Horizonte/MG)
Média: 693,98
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 283 / Alunos participantes: 276
Média: 693,98
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 283 / Alunos participantes: 276
16º - COLÉGIO DE SÃO BENTO (Rio de Janeiro/RJ)
Média: 693,81
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 75 / Alunos participantes: 74
Média: 693,81
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 75 / Alunos participantes: 74
17º - EDUCANDÁRIO SANTA MARIA GORETTI (Teresina/PI)
Média: 692,72
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 65 / Alunos participantes: 65
Média: 692,72
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 65 / Alunos participantes: 65
18º - COLÉGIO OBJETIVO INTEGRADO DE MOGI DAS CRUZES (Mogi das Cruzes /SP)
Média: 690,85
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 50 / Alunos participantes: 50
Média: 690,85
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 50 / Alunos participantes: 50
19º - COLÉGIO SANTO AGOSTINHO (Rio de Janeiro/RJ)
Média: 690,62
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 165 / Alunos participantes: 163
Média: 690,62
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 165 / Alunos participantes: 163
20º - COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFV - COLUNI (Viçosa/MG)
Média: 690,52
Rede: Federal
NSE*: Alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 160 / Alunos participantes: 154
Média: 690,52
Rede: Federal
NSE*: Alto
IPE**: 80% ou mais
Total de alunos: 160 / Alunos participantes: 154
No dia 26 de setembro de 2016, um protesto contra a reforma do Ensino Médio, foi realizado por jovens da cidade de São Paulo, convocado pelo coletivo Estudantes Libertários Autônomos. A Manifestação seguiu da Avenida Paulista em direção ao Parque do Ibirapuera pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio; Entre gritos de Fora, Temer! o bordão mais repetido era o de Reforma, Não! Revolução, Sim! A Maioria dos jovens partícipes do protesto reclamou da maneira como a reforma do ensino médio foi apresentada(através de Medida Provisória) sem consulta e diálogo com estudantes, famílias, docentes, funcionários e movimentos sociais da Educação. A não obrigatoriedade das disciplinas de filosofia, sociologia, artes e educação física também fizeram parte da maioria das reclamações dos manifestantes que receavam intenção de transformação do ensino médio em formador de mão de obra dócil e sem capacidade de análise crítica para o mercado de trabalho, pertinente e oportuna às vésperas de iminente reforma trabalhista e previdenciária.
foto:Rodrigo Zaim/Rua Foto Coletivo
foto:Rovena Rosa Agência Brasil
foto:Rodrigo Zaim/Rua Foto Coletivo
foto:Cris Faga/Estadão Conteúdo
foto:Cris Faga/Estadão Conteúdo
No dia 22 de setembro de 2016, o Governo Federal de Michel Temer(PMDB-SP) e o Ministério da Educação conduzido por Mendonça Filho(DEM-PE) enviou à Câmara dos Deputados a Medida Provisória(MP) 746 sobre a Reforma do Ensino Médio. A proposta deverá ser aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias, caso contrário, será extinta.
foto:Pedro Ladeira/Folha De SP
foto:Presidente Michel Temer(PMDB-SP) e o Ministro da Educação Mendonça Filho (DEM-PE)/Reprodução Internet
foto:Ministro da Educação do Governo Temer, Mendonça Filho(DEM-SP) e Secretária Executiva do Ministério da Educação do Governo Temer,Maria Helena Guimarães(PSDB-SP)/ portal g1
O Advogado Carlos Eduardo Klomfahs, de São Bernardo do Campo, São Paulo, entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal(STF), no dia 22 de setembro de 2016, solicitando a suspensão da da MP da Reforma do Ensino Médio do Governo Temer, alegando que a mesma não possui a relevância e a urgência necessárias à edição da Medida.A Peça jurídica também questiona a exclusão das disciplinas de sociologia e filosofia do currículo do ensino médio e a ausência de diálogo e debate do governo com a sociedade civil. A peça ficou sob relatoria de Luíz Fux ,Ministro do STF.
As mudanças mais importantes presentes na Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio apresentadas pelo Executivo ao Parlamento Brasileiro são:
conteúdo obrigatório mínimo reduzido para 5 áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.Um dos pontos polêmicos é a não obrigatoriedade das disciplinas de filosofia, sociologia, artes e educação física;
aumento gradual e progressivo da carga horária das atuais 800 horas/ano para 1400 horas/ano; dotação orçamentária de cerca de R$ 1,5 bihões para fomento do ensino médio de tempo integral;
a formação técnica e profissional passa a ter peso semelhante de outras áreas de concentração e de conhecimento.A Mudança também prevê Experiência Prática no Setor Produtivo, o equivalente a estágios no Mercado De Trabalho;
A língua inglesa passa a ser disciplina obrigatória e uma segunda língua estrangeira, preferencialmente o espanhol, é sugerida e estimulada a estar na grade curricular das escolas;
Fica autorizada a contratação de professores com notório saber em suas áreas de concentração e conhecimento pelas escolas e redes de ensino, ao contrário da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional anterior que previa a contratação de trabalhadores da educação com diploma técnico ou superior em pedagogia ou áreas afins;
Os Vestibulares e Sistemas de Ingresso na Educação Superior devem exigir dos egressos do ensino médio apenas os conteúdos previstos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que deve ser gestada até meados de 2017; anteriormente à MP da Reforma do Ensino Médio, universidades tinham liberdade para elaborar vestibulares;
A Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio altera artigos da Lei 9394 de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) e da Lei 11.494 de 2007 que é a Lei do FUNDEB ( Fundo da Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação); Além disso estabelece a Política de Fomento da Implementação da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral.
A Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio define o Prazo de 2 anos após a publicação do texto legal que o currículo dos cursos de Formação dos professores adote como referência a Base Nacional Comum Curricular(BNCC);
No dia 23 de setembro de 2016, a Medida Provisória 746/22/09/2016 foi publicada na íntegra em edição extraordinária do Diário Oficial da União, sem modificações, apesar de reclamações e protestos de movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores da educação e organizações estudantis.
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/09/2016&jornal=1000&pagina=1&totalArquivos=2