Pesquisa realizada pela Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou, após estudar 839 idosos acima de 65 anos por 4 anos, que a avaliação da composição corporal, principalmente da massa muscular apendicular(de membros inferiores e superiores) pode ser estratégia eficaz para estimar longevidade.
foto:Diário de SP
foto:Arquivo GBE
O Risco de mortalidade geral para idosos de baixa massa magra apendicular foi 63 vezes maior nas mulheres e 11 vezes maior nos homens.A perda generalizada e progressiva da musculatura associada ao envelhecimento é conhecida como sarcopenia.
foto:Arquivo GBE
Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia indicam que a sarcopenia acometece cerca de 46% das pessoas acima dos 80 anos.
fotos:Arquivo GBE
foto:Heber biella
foto:Reprodução Internet
A Musculatura tem funções essenciais para o organismo além de ajudar a postura , o equilíbrio e o movimento.Músculos regulam o nível de glicose, a temperatura corporal e produzem mensageiros hormonais que influenciam sistema imunológico e respostas inflamatórias.A Sarcopenia pode ser evitada e revertida com prática de musculação e ingestão adequada de proteínas.
foto:Arquivo GBE