Antônio Abujamra, morreu em São Paulo , aos 82 anos, vítima de infarto do miocárdio, em 28 de abril de 2015, dia Mundial da Educação

O Ator, Diretor e Apresentador Antônio Abujamra morreu em 28 de abril de 2015 aos 82 anos, vítima de infarto do miocárdio, em sua casa, em São Paulo. O corpo do artista foi encontrado pela secretária pessoal e a causa morte dignosticada por médicos convocados por Alexandre, um de seus filhos, em sua residência, na zona centro oeste paulistana.

foto:oesquema.com.br


O Velório de Antônio Abujamra foi realizado no Teatro Sérgio Cardoso, Rua Rui Barbosa, Bela Vista, a partir das 23 hs do dia 28 de abril de 2015. E seu corpo cremado em 29 de abril de 2015 no crematório de Vila Alpina.

Antônio Abujamra nasceu em Ourinhos, interior do estado de São Paulo, em 15 de setembro de 1932. Formou-se em filosofia e jornalismo pela PUC de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, em 1957. Na capital sulista, realizou suas primeiras incursões como ator, diretor e crítico teatral.

Realizou sua estréia profissional em 1961, no Teatro Cacilda Becker em São Paulo, onde dirige 'Raízes' de Arnold Wasker e no Teatro Oficina também em SP, na direção de 'José, do Parto à Sepultura' de Augusto Boal. Em 1962, inicia parceria com a produtora Ruth Escobar, com a montagem de Antígone América, de Carlos Henrique Escobar.

Em 1963, associou-se a Antônio Ghigonetto e Emílio di Biasi criando o grupo Decisão, com o objetivo de disseminar o teatro político de Bertold Brecht.

Em 1965, dirigiu o 'O Berço do Herói' de Dias Gomes, montagem censurada pela ditadura militar. Nos anos seguintes, trabalhou com a companhia teatral de Nicete Bruno e Paulo Goulart, Teatro Livre, realizando trabalhos memoráveis como 'Os Últimos' de Máximo Gòrki.

Em 1975, dirigiu o monólogo 'Muro de Arrimo' de Carlos Queiroz Teles e recebeu o prêmio Molière de Teatro pela direção de 'Roda Cor de Roda' de Leilah Assunção.

Entre 1980 e 1987, dedicou-se a resgatar o Teatro Brasileiro de Comédia(TBC) em que realizou:

'Os Órfãos de Jânio' de Millor Fernandes (1981)
'Hamleto' de Giovanni Testori (1981)
'Morte Acidental de um Anarquista' de Dario Fo (1982)
'A Serpente' de Nelson Rodrigues (1984);

Em 1987, dirigiu para a Companhia Estável de Repertório, de Antônio Fagundes, 'Nostradamus', de Doc Comparato, grande sucesso de público.

Em 1989, fez grande sucesso com a personagem Ravengar, vilão do folhetim "Que Rei Sou Eu?" na Rede Globo de Televisão;

Nos últimos 14 anos, Antônio Abujamra aprentava o programa 'Provocações' da TV Cultura.

Ficou conhecido por suas perguntas que desconcertavam seus entrevistados:

O QUE É A VIDA?

Veja o vídeo do programa Provocações da TV Cultura em que Antônio Abujamra provoca o também já falecido Educador Rubem Alves, gravado em maio de 2013:



Deixou os filhos Alexandre e André(músico), as sobrinhas Clarice e Iara(atrizes) e o sobrinho Samir(cineasta).

No dia 28 de abril de 2015, DAF realizou performance Marfim Calabouço no auditório do Museu da Imagem e do Som(MIS) em São Paulo, durante lançamento do livro "Sertões" de Nuno Ramos e lembrou Antônio Abujamra, defendeu o Parque Augusta Sem Prédios e questionou o Sistema Político Partidário Brasileiro.