Eduardo Galeano - “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”

O Jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, morreu, em 13 de abril de 2015, vítima de câncer de pulmão avançado. Deixou esposa e filhos. Eduardo Galeano ganhou notoriedade com seu livro " As Veias Abertas da América Latina" publicado em 1971, em que faz contundente relato da opressão praticada pelos regimes totalitários no continente sob o ponto de vista dos oprimidos.O ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez promoveu a venda do livro ao presentear Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, com um exemplar, durante a  5 Cúpula das Américas, em 2009. Em 2014, Galeano disse que seu texto mais lido era ruim porque não estava preparado para a confecção de um livro sobre economia política, seu objetivo maior.

foto: Eduardo Galeano/dissencialistas.blogspot.com

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”Fernando Birri, diretor de cinema argentino, em palestra com Eduardo Galeano.

foto:Eduardo Galeano, no fim de sua vida/Reprodução Internet



foto:Wikipedia





foto: Hugo Chávez, então presidente da Venezuela, entrega exemplar do livro "As Veias Abertas da América Latina" de Eduardo Galeano, ao presidente dos EUA, Barack Obama, durante a  5 Cúpula das Américas, em Port Spain, capital de Trinidad e Tobago, em 2009/Daily News


O Direito ao Delírio - Eduardo Galeano - 2011






"É tempo de Viver SEM MEDO" Eduardo Galeano