#IrmãDulce #Solidariedade #AssistênciaSocial #ServiçoSocial #SaúdePública #Salvador #Bahia #Canonização #Espiritualidade #IgrejaCatólica #Igreja #SínododaAmazônia #PapaFrancisco #Política #Câmara #Senado #Congresso #Cidadania #Jornalismo #Reportagem #Notícias #Religião #Religiosidade #Missão #Propósito #Valores -Maria Rita Souza Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914 em Salvador, capital da Bahia, filha do casal Dulce Maria de Souza Brito e Augusto Lopes Pontes.Aos 13 anos manifestou aos pais e familiares o desejo de seguir a vida religiosa. foto:reprodução Internet Transformou a casa da Família no bairro de Nazaré, em Salvador, Bahia num centro de atendimento de pobres e necessitados.Torna-se professora primária em 1932. foto:reprodução Internet Em 1933 entra para a Congregação Missionária da Imaculada Conceição da Mãe de Deus em Sergipe.Em 1934, retorna a Salvador como Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe. foto:reprodução Internet Em 1936, criou com o Frei Hildebrando Kruthanp a União Operária São Francisco em em 1937, o Círculo Operário da Bahia, voltados à difusão das cooperativas, à promoção social e cultural dos operários e a defesa de seus direitos.Estas iniciativas foram financiadas por três cinemas idealizados pela dupla.Em 1939, Irmão Dulce e seus apoiadores abriram o Colégio Santo Antônio, destinado para os operários e seus filhos. foto:reprodução Internet Em meados de 1948, inicia as atividades do que viria a ser tornar o Hospital Santo Antônio no então galinheiro do Convento de Santo Antônio. foto:reprodução Internet foto:reprodução Internet Recebeu a visita do então papa João Paulo II em 1980 e em 1991.Em 1988, foi indicada pelo então presidente do Brasil, José Sarney, para o Prêmio Nobel da Paz. foto:reprodução Internet Em 13 de março de 1992, Irmão Dulce morreu de insuficiência respiratória, em Salvador, Bahia. foto:reprodução Internet Em 2011, foi beatificada em Salvador. Em 2014, estreou o filme "Irmã Dulce" sobre sua vida e obra. foto:reprodução Internet Em 2019, foi determinada a data para sua beatificação(13 de outubro de 2019) pelo papa Francisco.

Maria Rita Souza Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914 em Salvador, capital da Bahia, filha do casal Dulce Maria de Souza Brito e Augusto Lopes Pontes.Aos 13 anos manifestou aos pais e familiares o desejo de seguir a vida religiosa.


 foto:reprodução Internet


Transformou a casa da Família no bairro de Nazaré, em Salvador, Bahia num centro de atendimento de pobres e necessitados.Torna-se professora primária em 1932.

foto:reprodução Internet


Em 1933 entra para a Congregação Missionária da Imaculada Conceição da Mãe de Deus em Sergipe.Em 1934, retorna a Salvador como Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.


foto:reprodução Internet


Em 1936, criou com o Frei Hildebrando Kruthanp a União Operária São Francisco em em 1937, o Círculo Operário da Bahia, voltados à difusão das cooperativas, à promoção social e cultural dos operários e a defesa de seus direitos.Estas iniciativas foram financiadas por três cinemas idealizados pela dupla.Em 1939, Irmão Dulce e seus apoiadores abriram o Colégio Santo Antônio, destinado para os operários e seus filhos.





foto:reprodução Internet


Em meados de 1948, inicia as atividades do que viria a ser tornar o Hospital Santo Antônio no então galinheiro do Convento de Santo Antônio.



foto:reprodução Internet




foto:reprodução Internet


Recebeu a visita do então papa João Paulo II em 1980 e em 1991.Em 1988, foi indicada pelo então presidente do Brasil, José Sarney, para o Prêmio Nobel da Paz.


foto:reprodução Internet



Em 13 de março de 1992, Irmão Dulce morreu de insuficiência respiratória, em Salvador, Bahia.

foto:reprodução Internet

Em 2011, foi beatificada em Salvador. Em 2014, estreou o filme "Irmã Dulce" sobre sua vida e obra.

foto:reprodução Internet


 Em 2019, foi determinada a data para sua Canonização(13 de outubro de 2019) pelo papa Francisco.