#ArthurMoreiraLima #Piano #Arte #Cultura #Lizt #Chopin #Jornalismo #Câncer - No dia 30 de outubro de 2024, morreu um dos maiores pianistas brasileiros e um dos grandes virtuoses deste instrumento do mundo. Arthur Moreira Lima, 84 anos, não resistiu a complicações de câncer colorretal que tratava há um ano, na cidade de Florianópolis, em que morava há muitos anos. Nasceu em 1940 no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos, e aos 8 já era profissional, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Estudou com os mestres Lucia Branco no Brasil, Marguerite Long em França, Rudolf Kherer na antiga URSS. Em 1965, conquistou o segundo lugar no prestigioso Concurso Chopin, em Varsóvia. Em 1970, chegou em terceiro no Concurso Tchaikovsky na URSS.Aclamado como o Pelé do Piano, Arthur Moreira Lima era um virtuose ao piano na execução das obras de Chopin e Lizt e de Ernesto Nazareth. Com mais de 60 discos sagrados, Moreira Lima tocou com as Orquestras Filarmônicas de Leningrado, Varsóvia, Moscou e com as Sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, a BBC de Londres e a Nacional da França.

 No dia 30 de outubro de 2024, morreu um dos maiores pianistas brasileiros e um dos grandes virtuoses deste instrumento do mundo. Arthur Moreira Lima, 84 anos, não resistiu a complicações de câncer colorretal que tratava há um ano, na cidade de Florianópolis, em que morava há muitos anos.



Nasceu em 1940 no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos, e aos 8 já era profissional, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.



Estudou com os mestres Lucia Branco no Brasil, Marguerite Long em França, Rudolf Kherer na antiga URSS.



Em 1965, conquistou o segundo lugar no prestigioso Concurso Chopin, em Varsóvia. Em 1970, chegou em terceiro no Concurso Tchaikovsky na URSS.Aclamado como o Pelé do Piano, Arthur Moreira Lima era um virtuose ao piano na execução das obras de Chopin e Lizt e de Ernesto Nazareth.



Com mais de 60 discos sagrados, Moreira Lima tocou com as Orquestras Filarmônicas de Leningrado, Varsóvia, Moscou e com as Sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, a BBC de Londres e a Nacional da França.


fotos:Reprodução Internet