O presidente Luis Inácio Lula da Silva, 78 anos, caiu da própria altura, no banheiro do Palacio da Alvorada, em Brasilia no final da tarde do dia 19 de outubro de 2024 e foi atendido na unidade de Pronto Socorro do Hospital Sirio Libanês, na capital Federal. Segundo informações do hospital, Lula não perdeu a consciência e teve apenas contusão na região occipital, conhecida popularmente como nuca, responsável pelo córtex visual, de processamento de imagens.
foto:Reprodução Internet
A depender da gravidade da contusão, a conduta pode variar de simples observação, com exames de imagem como tomografia computadorizada do crânio, sutura de ferimento após desinfecção, ou até mesmo cirurgia, se houver necessidade de drenagem de coágulos sanguíneos.
foto:Reprodução Internet
Lula cancelou viagem à Rússia, onde participaria de reunião dos BRICs ao lado de mandatários de Russia, India, China e Africa do Sul. Certamente China e Russia irão pressionar pela admissibilidade da Venezuela como país membro dos BRICS, o que não está na agenda e na pauta diplomática do Brasil, após as eleições fraudadas na Venezuela pelo ditador Nicolás Maduro que matou mais de 7 mil dissidentes, prendeu opositores, obrigou o presidente legitamente eleito no pleito de 28 de julho de 2024, Edmundo Gonzalez, a pedir asilo político na Espanha.
foto:Reprodução Internet
O acidente doméstico de Lula também desfalcará a campanha de seu correligionário e afilhado político Guilherme Boulos(PSOL), e de sua candidata a vice prefeita (Marta Suplicy-PT) na reta final das eleições municipais na maior cidade do país, em que Boulos, pelas pesquisas, perde de seu rival, Ricardo Nunes(MDB), atual prefeito e candidato à reeleição, por 55% a 33%. Lula havia programado uma serie de atividades digitais e presenciais ao lado de Boulos pra tentar diminuir a alta rejeição do aliado, em torno de 58%.