O jornalista e apresentador de telejornais Cid Moreira morreu, aos 97 anos de idade, vítima de complicações de insuficiência renal crônica, em 3 de outubro de 2024, em hospital privado da cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, em que residia há muitos anos.
Cid Moreira nasceu em Taubaté, no vale do Rio Paraíba, no estado de São Paulo, em 1927.
Começou seu trabalho de locutor na Rádio Difusora de Taubaté em 1944.
Na década de 50 do século 20 migrou para a cidade do Rio de Janeiro e lá teve suas primeiras experiências na Televisão, com a locução de comerciais em programas como "Além da Imaginação" e "Noite de Gala".
Em 1963, ainda pela TV Rio, estreou como locutor de notícias no Jornal Vanguarda. Passou pelas TVs Excelsior, Continental, Tupi e finalmente, GLOBO em que estrearia em 1969 na bancada do Jornal Nacional recém criado, ao lado de Hilton Gomes.Apresentou mais de 8 mil edições. Seu indefectível BOA NOITE! entrou pra história da TV brasileira e na mente e no coração de milhões de brasileiros e brasileiras.
Foi o jornalista que por mais tempo apresentou o principal telejornal brasileiro, entre 1969 e 1996, quando a dupla que fazia com Sérgio Chapelin foi substituída por Willian Bonner e Lilian Witte Fibe.Cid Moreira passa a ler os editoriais no Jornal Nacional e segue fazendo participações especiais no dominical Fantástico, do qual participava desde 1973.Ficou ainda mais famoso pela sua participação no quadro do mágico e ilusionista Mister M.
Em 2010, sua segunda companheira, Fátima Sampaio, publicou sua autobiografia, Boa Noite- Cid Moreira - A Grande Voz da Comunicação Brasileira. Durante a copa do Mundo de Futebol desde mesmo ano de 2010, gravou com sua voz inconfundivel o nome da bola do campeonato, alcunhada de Jabulani, que viralizou na Internet e na principal rede social da época o Facebook, contribuindo pra que Cid Moreira ficasse conhecido das novas gerações.
Em 2011, realizou um sonho antigo: gravar, com sua voz grave, todo o conteúdo da BÍBLIA. Foi um sucesso editorial estrondoso.
Em 2021, Cid Moreira teve grande desgosto com ação judicial movida por seus dois filhos adotivos, Rodrigo e Roger Moreira, contra sua companheira Fátima Sampaio, com alegações de maus tratos e dilapidação do patrimônio, o que acabou não provado, e o processo foi extinto em 2023. Cid Moreira, desde então, passou a não falar mais com seus filhos adotivos.
Entre 2011 e 2024, Cid Moreira realizou milhares de ações comerciais, abriu um canal no You Tube e outro no Instagram, e nos úlitmos anos, tornou-se mais recluso, após agravamento da insuficiencia renal, o que o obrigou a realizar sessões de hemodiálise, 3 vezes por semana.
Desde 2021, Cid Moreira, que era vegetariano há mais de 30 anos e que sempre praticou esportes(tinha uma academia de musculação em casa e jogou tênis até os 89 anos), teve que andar com ajuda de muleta e depois de andador, desenvolveu uma insuficiência renal e trombose das veias das pernas e acabou morrendo por pneumonia e insuficiência de multiplos órgãos. Um pouco antes de sua morte, ao completar 97 anos de idade, Cid Moreira confessou à sua companheira que estava cansado.